Quem somos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc suscipit iaculis odio, nec consectetur lectus condimentum nec. Nam commodo finibus ex, eu accumsan ex fringilla quis. Nullam laoreet libero pulvinar, tempor velit ut, sagittis ligula. Pellentesque rhoncus placerat suscipit. Nam in fermentum odio. Sed tincidunt orci massa, eu dignissim orci laoreet varius. Suspendisse congue eu ipsum et egestas. Nam pharetra faucibus ante id tristique.

Fred Dantas

Conhecido profissionalmente como maestro Fred Dantas,  Frederico Meireles Dantas nasceu em salvador, a 12 de novembro de 1959, filho do médico Dorivaldo Dantas e da professora Edith Meirelles Dantas. É Doutor em Música pela Universidade Federal da Bahia (2015). Mestre em música, Etnomusicologia (1993), graduado em Instrumento, trombone (1998) e Composição e Regência (1984), pela mesma universidade.

è integrante da Orquestra Sinfônica da UFBA, como trombonista. É membro da Academia de Letras e Artes de Salvador, onde ocupa a cadeira 28, cujo patrono é Anísio Teixeira. Fundou em 1982 a Oficina de Frevos e Dobrados, filarmônica de notáveis contribuições para a cultura musical de Salvador e da Bahia. É criador e organizador, há 27 anos, do Encontro de Filarmônicas no 2 de Julho. Rege a Orquestra Fred Dantas. Fundou em 1996 anos a Escola Ambiental, projeto que vem preservando 43 hectares de mata atlântica, com três nascentes, no Litoral Norte da Bahia.

Fred Dantas publicou alguns livros que se mostraram fundamentais para a compilação de conhecimentos bem sucedidos da didática tradicional dos mestres de banda, enquanto agrega novas técnicas: Teoria e Leitura da Música para as Filarmônicas (2003), Exercícios diários com o instrumento (2008) e A sementinha Musical (2013). Sobre a experiência ecológica publicou Bichos e Plantas na Escola Ambiental (Prêmio BNB Cultural 2008). Idealizou e aplicou o Curso de Capacitação para Mestres de Bandas, que resultou em três apostilas e três Cds. Fundou a Associação das Filarmônicas Unidas na Bahia.

Fred é um músico muito ativo no cenário do choro e samba em Salvador, atuando inclusive com nomes do cenário nacional, o que o levou a excursionar por vários países, realizando gravações que hoje fazem parte do acervo internacional sobre a cultura musical do Brasil.

Doris Pinheiro

Jornalista com mais de 35 anos de experiência profissional, radialista com  experiência em teatro profissional. Assessora de imprensa  nas áreas institucional e de cultura. Profissional com carreira desenvolvida por mais de 25 anos  em TV e rádio. Pós-graduada em Roteiro para TV e Vídeo. Tem experiência nas áreas de publicidade e jornalismo de moda. Professora de Jornalismo e Publicidade em faculdades privadas. Assessora de imprensa à frente da DP Assessoria de Imprensa, editora de Cultura e Projetos Especiais e colunista do site leiamaisba.com.br e editora dos podcasts Curta de casa e Bom pra Saúde.

Irma Ferreira

Graduada em canto e mestra em performance musical pela Universidade Federal da Bahia, a cantora, pesquisadora e professora de canto Irma Ferreira, trouxe ao projeto filarmônica e ferrovia o benefício de ser minuciosa em tudo o que faz. Sua experiência profissional com o canto lírico como solista ou coro, sua atuação em orquestra popular, sua pesquisa minuciosa sobre os cantos e rezas do candomblé, toda essa experiência veio beneficiar a catalogação das partituras do arquivo Deraldo Portela. À frente de uma equipe de quatro pessoas, a quem ela instruiu, Irma Ferreira preparou um relatório minucioso onde cerca de 5 mil foram descritas, uma a uma, em suas dimensões, estado de conservação, ataques de umidade ou insetos e, em algumas apontando necessidade imediata de restauração. Foi realizada, ainda a ordenação dessas partituras de acordo com a formação instrumental das filarmônicas.

Simone Carrera

É administradora de empresas, diretora da Sole Produções, atua na área de produção cultural e captação de recursos há mais de 15 anos e acumula grandes projetos de sucesso em sua carreira, nos quais atuou na direção de produção: Festival Artes do Sagrado, A Paixão de Cristo no Farol da Barra e na Concha Acústica, FIMPRO – Salvador (Festival de Improvisação), Festival de Música Universitária de Salvador – MUSA 2018, Programa Cultural Pelourinho Dia e Noite 2017-2020, Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, além de eventos corporativos 39º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, Formatura Sesi 2019, Palestras com Roberto Shinyashiki, Geraldo Caldas, Daniel Goleman dentre outros.

A oportunidade de participar de um resgate de um arquivo tão importante como o Deraldo Portela gratifica a carreira de um produtor é uma viagem no tempo e na história, onde homens comuns tiveram suas vidas unidas pelas ferrovias e pela música

Laerte Souza Santos

Baiano,  produtor técnico e cultural, assinou a produção técnica de alguns festivais e eventos culturais, Festa Literária Internacional do pelourinho, realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, Festival Radioca, foi coordenador técnico do Programa Cultural Pelourinho Dia e Noite, no Centro Histórico de Salvador, foi diretor de palco junto a Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia,  foi o técnico responsável por toda a digitalização do Arquivo Deraldo Portela, para o qual se especializou em digitalização de acervo utilizando equipamento de alta tecnologia. Para Laerte foi uma grande experiência e satisfação poder colaborar com a recuperação de documentos tão importantes para a história da música brasileira.